Financiamento até 50% a fundo perdido

A muito aguardada injeção de capital para ajudar a recuperação de empresas afetadas pela crise da Covid-19 vai estar disponível através do programa “Apoio à Produção Nacional” e garante apoios entre os 50 e os 60% a fundo perdido.

Trata-se de um pacote de incentivos ao investimento disponibilizados para estimular a retoma da economia com o objectivo de estimular a produção de base local, segurar o emprego nas micro e pequenas empresas e reduzir a dependência da economia portuguesa face ao exterior. De acordo com o Ministério da Coesão Territorial, nas próximas semanas será publicado o regulamento e o aviso de concurso, com toda a informação necessária para que as empresas possam dar seguimento às suas candidaturas.

O apoio será direcionado para os sectores da indústria e do turismo, podendo as empresas destes sectores realizar investimentos entre os 20000€ e os 150000€ com um incentivo de 50% a fundo perdido (IVA não incluído), sendo que nas regiões do interior o valor do apoio poderá mesmo ascender aos 60%.

Ao contrário do que acontecia em programas anteriores, com uma forte valorização na criação de emprego, o “Apoio à Produção Nacional” tem como objectivo a promoção do investimento, sendo requerido às empresas que assegurem a manutenção do emprego, não sendo exigida a criação de novos postos de trabalho.

Este programa vem assim apoiar o investimento material e imaterial na aquisição de máquinas, equipamentos, serviços tecnológicos/digitais e sistemas de qualidade, sistemas de certificação que alterem os processos produtivos das empresas, apoiando-as na transição digital, na transição energética e na introdução de processos de produção ambientalmente mais amigáveis Assim,para além do investimento em equipamento produtivo, será elegível o investimento em consultoria, certificação e estudos, nos quais se enquadram investimentos adicionais como investigação, registo de marcas e patentes, desenvolvimento de imagem, bem como as despesas com contabilista certificado na validação e certificação de facturas para pedido de reembolso.

Na Atual Marcas temos uma estrutura direcionada para o apoio às empresas em todos os seus procedimentos e candidaturas a este programa de investimento. Colocamos ao seu dispor uma equipa de consultores especializados em programas de incentivo ao investimento, que irão analisar a viabilidade do seu projecto, aconselhar e acompanhar a sua empresa desde a candidatura até ao final de todo o processo de incentivo.

Contacte-nos desde já, teremos todo o gosto em ajudar.

Gostaria de ser contactado?

Partilhe

Obrigado pelo seu contacto

Siga-nos!

× Como podemos ajudar?