Abril é o mês da Propriedade Intelectual e a estatística demonstra o crescimento neste investimento

Abril é o mês da Propriedade Intelectual e há bons motivos para festejar esta data. Os números mais recentes são muito animadores para todos os empresários e empreendedores que apostam no registo de Marcas, Patentes e Design, revelando uma tendência acentuada no crescimento deste tipo de projetos.

O ano de 2023 foi bastante produtivo, verificando-se um aumento de 3,4% nos pedidos de registo, em relação ao ano anterior, mas o crescimento promete não ficar por aqui. Isto porque logo nos primeiros dois meses de 2024 a subida ao nível dos registos acentuou-se, tendo atingido os 121 pedidos (mais 9% em relação ao mesmo período de 2023).

Estes valores permitem encarar os tempos mais próximos com grande otimismo e transmitem um claro sinal de que há uma aposta cada vez mais forte, quer a nível nacional, quer internacional, no domínio das marcas e patentes. Este é um investimento fundamental para o crescimento da economia portuguesa, revelando um país cada vez mais inovador e empreendedor.

Olhando em detalhe para os dados relativos a 2023, comprova-se o movimento crescente da Propriedade Industrial. No total, houve em Portugal 20.937 pedidos ao nível das Marcas, Logótipos e os Outros Sinais Distintivos do Comércio, em contraste com os 20.252 do ano anterior.

A mesma tendência revela-se além-fronteiras. Relativamente à via internacional de proteção de Marcas há uma subida de 22,5% nos pedidos com origem em Portugal – ao todo, 185 pedidos –, enquanto na via europeia, os pedidos de Marcas da UE feitos a partir do nosso país subiram dos 1.802 (no ano de 2022) para os 2.155 (no ano passado), perfazendo um aumento de 19,6%.

A importância da inovação e da proteção ao nível internacional revela-se ainda no crescimento dos pedidos de patente europeia de origem portuguesa: 329 pedidos em 2023, o que representa um crescimento de 5,4% em relação aos 312 pedidos de 2022. Ao nível nacional, foram feitos 904 pedidos em 2023, ligeiramente abaixo dos valores de 2022. Quanto ao Design Comunitário, a subida foi de 15,7%, com um total de 861 objetos submetidos a aprovação.

Se ainda não sentiu a iniciativa de conhecer mais em detalhe as vantagens do investimento em Propriedade Industrial, convidamo-lo, desde já, a conhecer e descobrir tudo aquilo que a Atual Marcas pode fazer pelo seu negócio. Somos especialistas em direitos de Propriedade Intelectual, sendo eleitos por empresas e marcas conceituadas, que confiam na nossa equipa para a gestão dos seus processos, em todas as fases, desde o planeamento, até ao registo e implantação internacional.

Gostaria de ser contactado?

Partilhe

Obrigado pelo seu contacto

Siga-nos!

× Como podemos ajudar?