Tem dúvidas sobre se deve ou não registar a sua marca? Damos-lhe 5 vantagens inquestionáveis para o fazer

A tomada de decisões é uma das funções mais sensíveis no trabalho de um empresário. Há sempre incontáveis fatores a ter em conta e inúmeras variáveis que podem influenciar o resultado dessas decisões. Muitas vezes, há pequenos detalhes que determinam o sucesso ou insucesso dos projetos e que não lhe podem escapar na hora de decidir.

O registo de uma marca não é, seguramente, uma dessas decisões difíceis, com que se depara todos os dias. É um passo importante na vida de um projeto empresarial e, muitas vezes, uma etapa decisiva para o futuro do seu negócio e para a afirmação dos seus produtos ou serviços no mercado. Mas as vantagens são tão óbvias, que se toma a decisão em poucos minutos. Ainda assim, há muitos empreendedores que vacilam na hora de fazer a sua opção, contudo, a Atual Marcas está aqui para o ajudar, deixando-lhe 5 excelentes motivos para avançar já.

Proteção legal

Comecemos pelo básico, que é a componente legal de uma marca. Neste caso, o registo equivale a proteção e, também, a conformidade com o que está estabelecido na lei, ou seja, o registo de marca é obrigatório para obter proteção e direitos sobre a mesma, garantindo-lhe que a sua marca cumpre com os requisitos legais indispensáveis. E, acima de tudo, a registo assegura-lhe legitimidade, pois oficializa-o como proprietário da marca, de acordo com os termos previstos no Código da Propriedade Industrial, podendo permanecer na sua posse, ou da empresa, por tempo ilimitado, bastando apenas que assegure a renovação atempada do seu registo, de 10 em 10 anos.

Exclusividade

A propriedade que lhe é assegurada pela lei, também lhe garante exclusividade, impedindo que qualquer outra pessoa, empresa, ou instituição, produzam, vendam ou explorem, comercial e economicamente, a sua marca registada. A sua marca, devidamente registada, fica “blindada”, pois com esses normativos legais do seu lado, poderá atuar, mais rápida e eficazmente, contra quaisquer inconvenientes, ficando a salvo de fenómenos como a imitação ou contrafação, e só com o seu consentimento expresso é que poderá ser usada ou explorada por terceiros.

Rentabilidade

São incontáveis as vantagens do registo da marca mas, no essencial, tudo se resume a números. Qualquer investimento requer um retorno e uma rentabilidade que o justifique e, neste caso, os números são inquestionáveis. A marca é uma valiosa fonte de receita e um património que valoriza a empresa, potenciando um importante leque de negócios, pois, sendo um bem que pode ser quantificável, o titular da marca poderá licenciá-la a terceiros, ou mesmo expandir a sua atividade através de franquias. Quando gerida de forma inteligente, a marca irá tornar-se num importante ativo de elevado valor patrimonial e poderá gerar uma volumosa fatia de receitas, através dos chamados royalties, ou seja, pagamentos efetuados pela utilização da sua marca com a devida autorização.

Fidelização

Uma marca protege os seus direitos e potencia o seu negócio, mas também identifica os seus produtos e serviços, associando-o a si, ao seu negócio e a tudo o que ele representa. É uma oportunidade imperdível para fidelizar o cliente que, ao identificar essa marca, vai desenvolver uma certa relação de proximidade e, claro, de confiança. A marca registada, por si só, atribui-lhe notoriedade e traz associada uma reputação que, enquanto proprietário da mesma, poderá defender e preservar, sendo esse o objetivo em que se deve focar quando desenhar a estratégia de conquista de novos clientes e fidelização dos atuais.

Simbologia

Um pequeno sinal pode fazer a diferença. Que o digam os titulares de marcas registadas que descobriram todo um novo mundo, a partir do momento em que começaram a utilizar o símbolo de marca registada. O pequeno “(R)”, encostado ao nome da marca, é um sinal que comunica com o cliente, transmitindo-lhe uma imagem de segurança e credibilidade, sendo, muitas vezes, decisiva na hora de fazer uma compra, ou fechar um negócio. Adicionalmente, também é um sinal de alerta para os concorrentes, mas também para os prevaricadores, advertindo-os de que essa marca tem os direitos protegidos.



Esta é apenas uma curta seleção das múltiplas vantagens que o registo de marca lhe proporciona a si e ao seu negócio. Na realidade, registar uma marca é garantir o futuro do seu negócio, funcionando este projeto como alavanca para o crescimento da empresa, dos seus produtos e serviços, e como garantia de um lugar num novo patamar, onde a rentabilidade acrescida e a segurança garantida justificam o pequeno investimento requerido no presente, e os ganhos que resultarão no futuro. Na Atual Marcas testemunhamos, diariamente, o crescimento exponencial das oportunidades de negócio que se multiplicam com o registo de marca. Contacte-nos e descubra como podemos ajudá-lo a construir o sucesso do seu negócio.

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