Apoio a Fundos Comunitários

Restauração, alojamento, serviços pessoais e cultura vão receber até 40 mil euros a fundo perdido, ainda este ano.

As pequenas e microempresas afetadas pelos efeitos da Covid-19 no seu negócio vão ter acesso a um novo programa de apoio. Este financiamento a fundo perdido ‒ ou seja, que não tem de ser devolvido mais tarde ‒ faz parte do programa Apoiar.pt e vai abranger restaurantes, estabelecimentos de hotelaria, serviços pessoais e da área de atividades culturais.

O valor destes apoios poderá ir até aos 7 500€ para cada microempresa e até aos 40 000€ no caso das pequenas empresas. Todos os que vierem a beneficiar deste programa dispõem de liberdade para aplicar as verbas recebidas, podendo inclusive utilizá-las no pagamento de salários.

Para fazer face à grave crise que atravessam as empresas destes setores, este apoio estará disponível já durante o mês Dezembro e, de acordo com o Ministério da Economia, o pagamento da 1.ª tranche deverá decorrer ainda antes do final do ano.

Podem candidatar-se ao programa Apoiar.pt as empresas com quebras de faturação superiores a 25% registadas nos primeiros nove meses de 2020, quando comparadas com o período homólogo. É ainda necessário que tenham a situação fiscal e contributiva regularizada.

Além destas verbas, será também disponibilizada uma linha de crédito de 750 milhões de euros para a indústria exportadora. Neste caso, haverá a possibilidade de conversão de 20% do crédito concedido a fundo perdido, desde que a empresa assegure a manutenção dos postos de trabalho. Esta linha de crédito será garantida pelo Estado, sendo os valores determinados em função do número de postos de trabalho.

As empresas que operam na área de apoio a eventos, também elas bastante atingidas pelos efeitos da crise desencadeada pela pandemia de Covid-19, terão acesso a uma linha de crédito de 50 milhões de euros.

No Grupo Atual já estamos a trabalhar para assegurar o acesso dos nossos clientes a estes programas de apoio, estando a nossa equipa disponível para os apoiar e fornecer toda a informação necessária. Contacte-nos

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin