Conceber uma marca como se fosse uma pessoa é a chave do sucesso

Mais do que uma tendência, esta é uma nova forma de abordar uma marca que permite aproximá-la das pessoas, dando-lhe caraterísticas humanas que permitem criar laços de empatia e afeto com o consumidor. O conceito tem sido explorado com sucesso, desenvolvendo marcas que “ganham vida” e se equiparam a pessoas conhecidas ou mesmo amigos do cliente.

Conhecida como relação Human-to-Human, estabelece uma ligação muito mais humanizada entre a marca e o seu público, fazendo com que a pessoa espere da marca o mesmo que esperaria de um amigo. Há uma efetiva troca de emoções e intenções entre ambos, possibilitando assim que o consumidor desenvolva pela marca sentimentos de amizade ou mesmo afeto.

Naturalmente que um projeto destes constitui um desafio tremendo para empresários e empreendedores, que se veem obrigados a repensar e refazer a tradicional relação entre um negócio e o consumidor, definida como Business-to-Consumer (B2C), ou mesmo no Business-to-Business (B2B), que é o modelo de negócio em que o cliente final é uma outra empresa.

Antes de avançar com qualquer estratégia, o criador da marca deve levar em conta princípios básicos. Além do tradicional estatuto que uma marca nos confere, é necessário ter em conta nesta nova lógica que a marca tem de ser “alguém” que nos acompanha no dia a dia, que cuida de nós, que nunca esquece as nossas datas festivas. É fundamental desenvolver uma marca que esteja muito presente na vida do consumidor e que crie a sensação de que partilha com ele muito do que sente e vive.

O caminho para lá chegar não é simples, mas a tecnologia dá uma ajuda valiosa. Uma abordagem criativa, com recurso a Redes Sociais (omnipresentes nas nossas vidas) ou, até mesmo, das novas tecnologias de Inteligência Artificial, vão ser ferramentas indispensáveis para o sucesso das marcas, assegurando que chegamos ao cliente através do canal mais correto, com a linguagem e o tom exatos.

Na Atual Marcas estamos muito atentos a estes fenómenos e dispomos já de know-how e recursos humanos com ampla formação nesta área, capazes de implementar com sucesso todas estas técnicas de humanização na criação de desenvolvimento da sua marca. Contacte-nos e descubra tudo o que podemos fazer pelo seu negócio.

Gostaria de ser contactado?

Partilhe

Obrigado pelo seu contacto

Siga-nos!

× Como podemos ajudar?