Disputa entre marcas: o Campeão de Fórmula 1 e a Famosa Nike

Ao volante, Max Verstappen pode até ser um dos homens mais rápidos do mundo, mas no domínio dos negócios está em desvantagem num despique com as multinacionais. É que o piloto bicampeão mundial de Fórmula 1 quer rentabilizar o seu sucesso, com um projeto na área da moda, mas não está a ser fácil.

O holandês planeia lançar no mercado a sua linha de roupa exclusiva e até tem o nome perfeito para a marca: “Max 1”. À primeira vista, parece uma opção lógica e que poderá ser muito facilmente aprovada: “Max” é o primeiro nome do piloto e “1”, claro está, é o número que ostenta na frente do seu RedBull, como reconhecimento por ter sido campeão mundial.

Mas, no mundo dos negócios, as coisas não são assim tão óbvias e há sempre um ou outro obstáculo que surge no caminho e pode atrasar até a volta mais rápida. Neste caso, o obstáculo chama-se Nike, a gigante multinacional de vestuário desportivo que encontra no nome “Max 1” demasiadas semelhanças com a sua “joia da coroa”, a marca “Air Max”. Por entender que pode haver confusão entre ambas, a Nike decidiu reclamar o registo da nova marca do piloto.

O pedido de Verstappen foi feito no seu país-natal, mas mesmo aí a Nike fez valer os seus argumentos, tendo a autoridade local entendido que, por ambas as marcas incluírem a palavra ‘Max’ – mesmo que em posições distintas -, essa palavra tem um maior ênfase, o que resulta num “choque” entre as duas marcas. Consideram, ainda, que “visualmente e foneticamente há uma certa semelhança entre as marcas“.

A recusa do pedido assentou nessa semelhança, dado existir “uma possibilidade de confusão no público”, levando-o a acreditar que “as marcas registadas evocadas pertencem à mesma entidade ou, quando for o caso, de empresas ligadas financeiramente“. Ainda não é conhecida a reação de Max Verstappen, mas o piloto não é propriamente conhecido por se deixar ultrapassar nas pistas com um sorriso nos lábios, pelo que se antevê uma disputa interessante entre campeão de F1 e multinacional. Este tipo de situações ocorre com alguma frequência e se, neste caso, até envolve dois gigantes com recursos para levar o caso a outras instâncias, quando abrange empresas e projetos de menor dimensão, poderá implicar a inviabilidade do nome escolhido. Por esse motivo, é sempre essencial que se aconselhe bem em todas as etapas do registo de marca, devendo, para isso, recorrer aos especialistas da Atual Marcas, que o ajudarão a evitar erros como este, que atrasam o seu projeto e poderão implicar despesas desnecessárias. Contacte a Atual Marcas e obtenha dos nossos profissionais uma análise pormenorizada ao seu caso em concreto.

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