Número de marcas de vinhos nacionais está a aumentar, potenciando o seu crescimento no mercado internacional

Uma marca forte e bem gerida é determinante para o sucesso de qualquer negócio. Mas há setores de atividade onde a marca é, cada vez mais, um elemento diferenciador, capaz de impor produtos nacionais de cariz regional em mercados altamente competitivos, onde apenas os mais fortes e bem preparados financeiramente são capazes de vencer.

Os vinhos são um desses exemplos, com Portugal a assumir uma posição cada vez mais relevante a nível mundial. Na base deste sucesso está, obviamente, a qualidade dos nossos vinhos mas, por si só, o produto começa a ter forte inserção no mercado externo apenas a partir do momento em que as empresas e empresários desenham uma estratégia integrada para criar e promover as suas marcas.

No Alentejo, este fenómeno já se faz sentir com grande intensidade, havendo uma pequena região, no distrito de Portalegre, que viu, nos últimos anos, duplicarem as marcas de vinhos DOC -Denominação de Origem Controlada. Estamos a falar da Serra de São Mamede, onde cerca de 170 viticultores produzem, anualmente, 800 mil litros de vinho DOC.

A excelência dos vinhos locais, potenciada por fatores como a altitude, a predominância de solos graníticos/quartzo e um clima mais fresco, é realmente diferenciadora. Mas uma sub-região com apenas 640 hectares de vinha, responsável por menos de 1% da produção total do Alentejo, consegue impor-se no competitivo mercado internacional de vinhos, maioritariamente graças ao investimento em marcas próprias.

Além de assegurarem a fidelização de clientes e de conferirem ao produto uma forte credibilidade, promovem internacionalmente as suas regiões de origem, potenciando o turismo e o investimento estrangeiro. Estes são fatores que asseguram o retorno do seu investimento, devendo, ainda, merecer o interesse das entidades locais, que têm a responsabilidade de criar políticas de incentivo aos projetos de marca própria. Na Atual Marcas, todos estes elementos são devidamente analisados pela nossa equipa e minuciosamente considerados na hora de ajudar o cliente a definir não apenas a sua marca, mas também a concepção e desenvolvimento de uma estratégia que possibilite à empresa e empresário a maximização dos seus proveitos financeiros com este investimento. Contacte-nos já e descubra tudo o que podemos fazer pela sua marca.

Gostaria de ser contactado?

Partilhe

Obrigado pelo seu contacto

Siga-nos!

× Como podemos ajudar?