O potencial do Dia das Mentiras para destacar a sua marca entre os consumidores

O dia 1 de Abril é, tradicionalmente, usado para fazer partidas e contar mentiras, quase sempre num contexto bem-humorado, por vezes com um pequeno fundo de verdade e, nos últimos anos, de forma quase denunciada, pois praticamente toda a gente conhece do Dia das Mentiras e está preparado para, nessas 24 horas, enfrentar todo o tipo de histórias fictícias.

Mas não são só as pessoas que alinham nesse dia em que todas as mentiras são válidas. As empresas e, principalmente as marcas, descobriram o potencial do 1.º de Abril e aproveitam-no ao máximo para criar uma interação com os seus consumidores, conquistando relevo e destaque através das redes sociais.

Mais do que um dia para fazer piadas, o Dia das Mentiras é uma oportunidade imperdível para dar a conhecer o seu negócio, nesta que é uma gigantesca montra de novos produtos e serviços. E com excelentes resultados, como se pode ver nos exemplos de anos anteriores, em Portugal e também no mundo, onde grandes marcas aproveitam a boleia deste dia eufórico.

O Dia 1 de Abril de 2023 foi especialmente produtivo, a este nível. A começar por uma das marcas mais antigas e emblemáticas do nosso país, os rebuçados Dr. Bayard, que aproveitou a data para anunciar o lançamento de uma suposta embalagem de rebuçados premium, com edição limitada e um novo e arrojado sabor: alho. Outro histórico das marcas nacionais, a Bom Petisco foi às redes sociais revelar a entrada num novo mercado, os gelados com sabor a atum, sem açúcar e ricos em proteína.

Por falar em gelados, a gigante Olá também propôs um novo produto capaz de brilhar no escuro, enquanto a Super-Bock optou por um gelado com sabor a cerveja. Quem não podia faltar à chamada do Dia das Mentiras foi o popular Licor Beirão, cuja partida de 1 de abril revelava o surgimento de um molho da marca, sugestivamente chamado de Picantão. Molho foi também o tema da mentira nos restaurantes do grupo Portugália, cujo cobiçado (e secreto) molho passaria a estar disponível nas prateleiras das principais superfícies comerciais.

Mas nem tudo foram partidas pregadas aos clientes. O Lidl desafiou os seguidores a identificarem o amigo mais “tangas”, revelando a maior mentira que este já lhes tivesse contado. O passatempo decorria nas redes Instagram e Facebook e podia dar direito a um vale de 20€ em compras nos supermercados da marca. Por seu lado, a TAP publicou um vídeo apresentando três afirmações relacionadas com aviões, sendo que duas eram verdadeiras e uma falsa, cabendo aos seguidores da companhia aérea adivinhar a mentira.

Para este ano, espera-se uma nova remessa, sendo que a criatividade é único limite para as mentiras das marcas. Há, ainda assim, cuidados que devem ser respeitados, nomeadamente as zonas sensíveis, tais como possíveis referências a acidentes ou ocorrências trágicas recentes, para além de situações que criem falsas expetativas comerciais nos clientes, sendo que as mensagens enganadoras normalmente se viram contra o seu autor, com consequências económicas muito danosas.

A Atual Marcas, enquanto parceiro de eleição neste domínio, que também dispõe de uma equipa criativa, aconselha a proteção da sua marca através do registo, para potenciar ao máximo o seu negócio e, desse modo, aproveitar os vários momentos-chave, que ocorrem durante o ano, para o lançamento de campanhas específicas que conquistem e permaneçam na memória dos consumidores, interagindo ativamente com os seus clientes. Contacte-nos e descubra tudo o que podemos fazer pela sua marca!

Gostaria de ser contactado?

Partilhe

Obrigado pelo seu contacto

Siga-nos!

× Como podemos ajudar?