Descubra as oportunidades que deixa escapar e os riscos a que expõe o seu negócio

O registo de marca está nos seus planos, mas não está totalmente convencido?

Imagine que investiu milhões de euros em equipamento industrial e só 10 por cento está a ser usado. Ou que adquiriu um sofisticado software de gestão, mas que só o utiliza numa pequena parte das suas operações. Ou, então, que adquiriu uma frota de 20 veículos para o seu negócio, mas apenas cinco estão em circulação e os restantes permanecem adormecidos na garagem.

São demasiados recursos que estão a ser desaproveitados e milhares, ou milhões, de euros desperdiçados. Pois, é exatamente isso que acontece com a sua marca. Por mais bem sucedido que seja o negócio, não é possível pensar numa estratégia empresarial sem ter em conta esse importantíssimo ativo, capaz de potenciar o seu negócio e de o projetar para patamares, até aqui, impensáveis.

Com um investimento relativamente modesto estará a assegurar a defesa da sua propriedade industrial, mas também a certificar-se de que a sua marca, e qualquer imagem que a represente, são usadas exclusivamente por si. Mais importante do que isso, permite uma maximização dos seus rendimentos, com a possibilidade de licenciamento da marca. Sem esquecer o poder acrescido que os seus produtos e serviços adquirem com uma legitimidade, autoridade e notoriedade inconfundíveis no mercado e que têm um valor incalculável.

Como pode verificar em seguida, a marca tem implicações muito mais vastas do que aquelas que possa imaginar.

Garante Segurança

Em qualquer atividade do seu negócio, não permite que ninguém use livremente os seus recursos. Não há pessoas estranhas com acesso às suas instalações, ao seu stock de produtos, ao sistema informático, ao equipamento ou à frota automóvel. Se todo esse património está devidamente protegido, porque não faz o mesmo à sua propriedade industrial, ou seja, ao seu nome e imagem usada no seu negócio?

O registo de marca proíbe o uso abusivo desse património, que não é palpável, mas que tem um valor incalculável. Uma vez protegido pela lei, garante os seus direitos em casos de falsificação que, de outro modo, lhe podem fazer perder muito dinheiro. E, mais importante ainda, impede que qualquer outra empresa ou particular registe uma marca semelhante à sua, fazendo fracassar assim as tentativas de aproveitamento ilícito do que é seu.

Gera mais-valias financeiras

Pense no tempo, dinheiro e esforço pessoal investidos para fazer o seu negócio atingir o ponto atual… Agora, imagine uma forma de atingir novos mercados potencialmente muito lucrativos, com um investimento irrisório. Isso é possível através da exploração comercial da sua marca, fazendo o seu licenciamento, que permite o seu uso consentido por terceiros, e desde que sejam pagos os devidos direitos, solicitados pelo seu proprietário.

Além disso, a credibilidade de uma marca registada transmite credibilidade ao seu negócio, especialmente no mercado externo, que é particularmente sensível nessa matéria. O potencial financeiro de uma marca registada é notório em milhares de pequenos negócios que, em pouco tempo, avançaram para a internacionalização e maximizaram os seus lucros.

Assegura a Propriedade

Uma marca não registada gera um vazio que pode ser aproveitado por terceiros de má-fé, que poderão tentar, eles próprios, registar a sua marca. E mesmo que não sejam bem-sucedidos, a situação poderá causar entraves, demoras e despesas desnecessárias, quando tentar efetuar o seu registo, posteriormente.

A palavra-chave neste domínio é Propriedade. Devidamente registada, a marca passa a ser propriedade da empresa, entidade ou pessoa em nome de quem foi feito esse registo. E assim permanece, desde que efetue a renovação, contando, para isso, com o apoio de um parceiro como a Atual Marcas. Torna-se, desse modo, numa parte importante do seu património, valorizando os seus ativos.

Confere direito de uso de simbologia

A presença de um símbolo de pequenas dimensões pode mudar, por completo, a perceção que as pessoas têm do seu negócio. Uma marca registada confere-lhe o direito de usar simbologia que a identifica como tal, nomeadamente um pequeno “(R)” que é acrescentado ao nome da sua marca. Não é apenas uma questão de imagem, mas de segurança e confiança que inspira no consumidor.

Naquele (R) está concentrado o investimento, o esforço, o cuidado e dedicação que foi dado àquela marca e aos produtos e serviços a ela associados. Não é uma marca efémera, condenada a desaparecer com o tempo, mas antes um projeto de vida, que vai prevalecer e prosperar. Sem esquecer, claro, do alerta que a simbologia deixa a todos aqueles que pretendam aproveitar-se dessa marca: está devidamente protegida e qualquer uso abusivo será duramente punido.

Na Atual Marcas assumimos o compromisso de assegurar todo o apoio necessário à sua marca e ao seu negócio. Desde o momento em que ela ainda não passa de um esboço embrionário no papel, até à concretização do processo, com a oficialização do registo. Estamos consigo em todos os momentos e partilhamos todos os passos que deve dar neste projeto que irá potenciar o seu negócio. Porque o seu sucesso é a nossa realização.

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